terça-feira, 12 de junho de 2012

História do dia dos namorados



E hoje é o dia dos namorados!
Você sabe porque comemoramos essa data? Vamos aos dados históricos sobre esse dia tão apaixonante.
Nos EUA e na Europa essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro, por quê? Porque nesse dia, no ano de 270, o bispo Valentim, da Igreja Católica de Roma, foi decaptado por ter desrespeitado o decreto do imperador Claudius II, que proibia que ele realizasse cerimônias de casamento. Enquanto esteve preso, São Valentim recebeu muitos bilhetes e cartões  de jovens apaixonados valorizando sua nobre atitude em favor do amor e do casamento. E é em sua homenagem que essa data é destinada aos casais apaixonados de toda a Europa e EUA.

Nos EUA nesse dia é celebrado o amor. Nesse dia pais e filhos, irmãos, namorados, noivos, casados, amigos, todos comemoram e se presenteiam em demonstração de amor.

E porquê no Brasil comemoramos a data no dia 12 de junho? Em terras tupiniquins a data de celebração do amor está relacionada ao frei português Fernando Bulhões, mais conhecido como Santo Antônio, pois em seus sermões o frei sempre destacou a importância do amor e do casamento. Foi por isso que, após sua canonização, o frei ganhou a fama de santo casamenteiro.

 
Não, a nossa história não foi tão trágica como a do Valentine's Day, ninguém precisou morrer em nome do amor, desse modo, a nossa data não celebra a morte de ninguém em favor dos apaixonados. A data foi escolhida por ser a véspera do dia do Santo do Amor, segundo o calendário católico, que é dia 13 de junho.

Aos casais que estão juntinhos, eu desejo que esse dia seja intenso e cheio de amor, e que esse amor se perpetue por todos os dias dos vossos relacionamentos. Aos casais que estão distantes, eu desejo que essa distância seja superada de alguma forma e que esse dia seja tão intenso e maravilhoso quanto o dos casais que estão juntinhos.



E que o amor nos invada nesse dia tão bonito!!! :)



 *Os casais das fotos são nossos amigos.

4 comentários: